Dias úteis das 10h-13h e 14h-17h
pt

Tela Nossa Senhora de Guadalupe

Especificações

De autor desconhecido, esta obra da segunda metade do séc. XVIII ainda precisa de um estudo mais aprofundado para se apurar os seus intervenientes. No entanto, é possível identificar como tema - A Virgem com os doadores, numa espécie de ex-voto, em que Nossa Senhora se assemelha com a Virgem de Guadalupe, imagem muito difundida em Espanha através da pintura hispano-americana. A encomenda certamente estará ligada ao casal que aí se faz representar.

Por outro lado, Pinheiro e Rosa atribui uma conotação mais nacional à representação cénica. Segundo este, tratar-se ia de D. João IV e a sua mulher orando a Nossa Senhora da Conceição. Embora plausível, o facto de estarmos perante épocas diferentes e a pintura assumir um caráter mais hispânico deixa algumas dúvidas quanto a esta tese.

Independentemente da iconografia aqui representada, é uma pintura interessante, embora de qualidade pictórica inferior, em que a Virgem surge inserida numa aurela raída e fechada numa mandorla. O casal faz-se destacar pela exuberância das suas indumentárias. Interessante é também a descrição do próprio ambiente em que a cena se passa - um espaço de oração privado, onde atrás de uma cortina se encontra uma pequena mesa de altar sobre a qual está colocado o quadro com a imagem da Virgem. É uma representação dentro de outra.