
Nossa Senhora da Conceição
Especificações
Estamos perante um estandarte ou bandeira de óleo sobre tela com dupla representação, que apresenta uma composição muito semelhante à da Imaculada Conceição, presente no núcleo museológico de Santa Maria, mas conotada com valores mais arcaizantes que remetem esta obra para a segunda metade do séc. XVII. São características sobretudo visíveis no anverso, em que apesar de arcaico denota alguma qualidade artística certamente atribuída a um pintor regional de mérito, ou mesmo de um artista fora da região.
A sua proveniência é a Ermida de São Brás da mesma cidade, embora tenha juntamente com a bandeira da Imaculada Conceição figurado o espólio que se reuniu na Igreja de São Paulo a fim de se elaborar uma exposição de arte sacra, que acabou por nunca se concretizar.
No plano central da composição está representada a imagem da Virgem com o menino ao colo, rodeada por uma atmosfera algo tenebrista e pautada por cabeças de querubins. Sobre a figura da Virgem, ergue-se a Pomba (Espirito Santo) que ilumina as figuras centrais que se destacam majestosamente.
No reverso, como é comum, a representação da eucaristia através do cálice sagrado, representado com grande pormenorização e detalhe envolvido em raios de luz, mas mais contida e estática que a iluminura do anverso.